Desative efeitos visuais para deixar seu Windows Vista mais leve

domingo, 9 de agosto de 2009 visualizações: 4.987
Todo mundo esperava ansiosamente as novidades que o novo sistema operacional da Microsoft reservava. Contudo, o Vista seguiu os passos do antigo Windows Millenium, ou seja: grande parte dos usuários não o aprovou. Muitos afirmam que o sistema é demasiadamente pesado, além de possuir muitos recursos considerados supérfulos, principalmente quando o computador em questão é utilizado no local de trabalho. Por outro lado, é importante lembrar que o Vista, quando instalado em máquinas que oferecem recursos para que o mesmo possa atuar de forma satisfatória, oferece maior estabilidade e recursos aprimorados, em relação ao seu antecessor, o Windows XP. Obviamente, é o mínimo esperado, visto que o Windows Vista é mais atual, oferecendo inovações tecnológicas para aproveitar ao máximo novos recursos de hardware.
O grande problema que encontramos atualmente se deve a parcerias realizadas com fabricantes de computadores. É comum encontrarmos no mercado máquinas sendo vendidas com o Windows Vista, mas que na realidade não oferecem recursos suficientes para rodar satisfatoriamente o sistema operacional em questão. Isso acaba refletindo em uma experiência ruim para o usuário, o qual acaba, em grande parte dos casos, realizando o downgrade (substituição por versão mais antiga) do Windows.

Para auxiliar aqueles que não possuem um hardware que esbanje recursos, mas mesmo assim preferem manter o Vista, vou demonstrar aqui uma dica simples para remover recursos visuais supérfulos. Com isso, você diminuirá consideravelmente a utilização de memória com efeitos visuais, sem deixar de aproveitar todas as funcionalidades que o Vista oferece.

1. Clique com o botão direito em “Computador” no Menu Iniciar (ou na área de trabalho, caso esteja utilizando a versão clássica do menu), e selecione a opção “Propriedades” nos itens que irão surgir;

vista1

2. Na barra lateral (à esquerda) selecione a opção “Configurações avançadas do sistema”;

vista2

3. Ao surgir a tela “Propriedades do Sistema”, clique no primeiro botão “Configurações”, pertencente à opção “Desempenho”;

vista3

4. Na aba “Efeitos Visuais” da tela que surgiu, existem 4 opções disponíveis:

a. Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador – O sistema avalia seus recursos de hardware e escolhe a melhor combinação de efeitos;

b. Ajustar para obter uma melhor aparência – O Windows irá habilitar todos os recursos visuais disponíveis;

c. Ajustar para obter um melhor desempenho – Essa opção desabilita todos os efeitos disponibilizados pelo sistema operacional;

d. Personalizar – Você escolhe o que deseja habilitar.

5. Embora o item “c” resolveria o problema em questão, talvez ele acabe não agradando muitos usuários, pois ficaria com a velha aparência do Windows 98. Para que você mantenha o visual moderno e arrojado do Vista sem utilizar os diversos recursos de animação, vamos escolher a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” (para desmarcar tudo) e, em seguida, marque somente as opções mostradas na figura abaixo:

vista4

6. Clique em “Ok”, aguarde alguns segundos e… pronto! Os estilos das janelas, botões e menus permanecem os mesmos, mas sem os pesadíssimos efeitos de animações e transparências. Seu computador já não irá sofrer tanto para se manter atualizado.

Obs: Caso queira visualizar as miniaturas de seus arquivos de imagens dentro de pastas, marque a opção “Mostrar miniaturas em vez de ícones” que se encontra na tela mostrada acima. Acarreta em um pouco mais de peso para o computador, mas a funcionalidade desse recurso é muito interessante.

Roberto Tadeu Fauri

Veja também:

Tags: , , , ,

Uma resposta para “Desative efeitos visuais para deixar seu Windows Vista mais leve”

  1. Dinx » Desative efeitos visuais para deixar seu Windows Vista mais leve…

    Todo mundo esperava ansiosamente as novidades que o novo sistema operacional da Microsoft reservava. Contudo, o Vista seguiu os passos do antigo Windows Millenium, ou seja: grande parte dos usuários não o aprovou. Muitos afirmam que o sistema é……

Deixe seu comentário