Remova serviços desnecessários na inicialização do Windows

segunda-feira, 31 de agosto de 2009 visualizações: 24.813

Conforme o passar do tempo, devido a diversos fatores que vão surgindo, torna-se corriqueiro a instalação de novos programas no computador. E, mesmo que muitos dos aplicativos instalados realmente tragam funcionalidades indispensáveis ao usuário, ainda assim encontramos um hábito em muitas das novas instalações, por parte dos desenvolvedores de softwares: a inicialização de alguns recursos dos programas juntamente com o sistema operacional.

Imagino que, em grande parte dos casos, o desenvolvedor de uma aplicação realmente acredite que a inicialização de alguns recursos do seu produto juntamente com o sistema operacional possa acarretar em uma melhor experiência para o usuário. Mas o que não podemos esquecer é que, caso muitos dos aplicativos instalados resolvam usufruir da mesma ideologia, teremos uma verdadeira salada de frutas inicializando juntamente com o Windows. Obviamente a performance do sistema como um todo será comprometida, principalmente se o computador do usuário não possuir muita memória RAM.

Muitos dos programas que inicializam alguns dos seus módulos juntamente com o sistema operacional são visíveis na System Tray, a popular barra de relógio, localizada no canto inferior direito da tela. Lembre-se que, todo e qualquer ícone que estiver neste local, também estará ocupando uma pequena parte da memória RAM do computador.

system_tray
System Tray

Já presenciei alguns casos em que os ícones residentes na System Tray ocupavam praticamente a metade da barra de tarefas! Um verdadeiro atentado à memória RAM do computador, pois além de ocupar mais espaço da mesma, ainda a sobrecarrega com uma excessiva fragmentação, tamanha quantidade de pequenos módulos agindo constantemente.

Alguns dos programas que aparecem na barra do relógio oferecem uma opção para desativar sua inicialização juntamente com o Windows. Mas existem aplicativos que parecem não fazer a mínima questão de sair de lá. Como se não bastasse, ainda existem programas que também são carregados na inicialização do sistema, mas não aparecem na System Tray.

Além dos módulos referentes ao antivírus que o usuário estiver utilizando, e com exceção de alguns programas realmente importantes para o computador em questão (o banco de dados de um programa comercial, por exemplo), acredito que não haja a real necessidade de outros aplicativos estarem “roubando” memória do computador. Vamos ver então como proceder para eliminar inicializações dispensáveis:

1. Clique no “Menu Iniciar”, e, em seguida, clique em executar;

2

2. Digite “msconfig” e, em seguida, em“OK”;

3

3. Na tela que surgir, clique na aba “Inicializar”;

4

4. Desmarque os módulos que deseja desabilitar da inicialização, tomando cuidado para não desativar o antivírus. Na dúvida, não desmarque!

Alguns itens de inicialização possuem nomes complicados, mas você poderá sanar muitas de suas dúvidas verificando na coluna “Comando” o respectivo caminho de inicialização.

5. No exemplo abaixo, desabilitarei o Winamp, o Windows Live Messenger e o Java Runtime Environment (quando forem necessários, executarei a partir do menu iniciar, perdendo pouquíssimos segundos).

5

6. Após as modificações, clique em “OK”, e uma tela de confirmação lhe pedirá se deseja reiniciar imediatamente. Caso optar por “Sair sem reiniciar”, o Windows aplicará as alterações na próxima reinicialização que fizer.

6

7. Quando o sistema finalmente for reinicializado, uma tela irá aparecer, lhe informando sobre as alterações realizadas. Basta marcar a única caixa de confirmação que se encontra na tela, e em seguida clicar em “OK”.

7

Lembre-se que, embora o recurso apresentado aqui seja de grande valia para um melhor desempenho do seu computador, a desativação não-desejada de algum módulo pode acarretar em um mau funcionamento dos respectivos recursos. Caso isso aconteça, basta seguir os mesmos passos, marcando novamente o serviço desejado.

Quaisquer dúvidas, não deixem de perguntar.

Roberto Tadeu Fauri

Veja também:

Tags: , , , ,

7 resposta para “Remova serviços desnecessários na inicialização do Windows”

  1. domelhor.net disse:

    Remova servios desnecessrios na inicializao do Windows…

    Tutorial que apresenta como desativar programas que so inicializados juntamente com o sistema operacional, visando tornar o carregamento do Windows mais leve….

  2. Remova serviços desnecessários na inicialização do Windows…

    Tutorial que apresenta como desativar programas que são inicializados juntamente com o sistema operacional, visando tornar o carregamento do Windows mais leve….

  3. Bruno disse:

    Bom tuto. Realmente existem vários programas que nem precisariam serem iniciados com o windows.

    Não sabia dava para desativá-los pelo msconfig xP

  4. Obrigado pelo comentário, Bruno! Tomando certos cuidados, é possível dar uma bela “faxinada” na inicialização do Windows, sem realmente necessitar de muitos conhecimentos técnicos. O que devemos sempre considerar são serviços que utilizamos sem perceber. Um exemplo são alguns recursos de execução automática do Nero, bem como aplicativos de impressoras HP. Abraços!

  5. [...] Seu Windows está lento? Remova o que não é necessário; [...]

  6. Guilherme queirod disse:

    Eu ja fiz esta etapa muitas vezes e é até interessante, porém ha os que sao do windows\system32 que sao = services (poderei abri-lo depois sem ter sido inicializado?, outro tb do windows\system32 q nao sei pra q serve infxtray, infxtray, ctfmon. Ja o hlcmd (acredito ser para abrir o prompt em executar CMD.
    obrigado

  7. isac disse:

    Olá gostaria muito de resolver um prbleminha no meu pc ; MINHA GAVETA DE COMPACT DISC ESTA ABRINDO ALTOMATICAMENTE , SEM COMANDO PARA A MESMA , ELA NÃO FECHA E SE EU FECHAR ELA DEPOIS DE ALGUNS MINUYTOS ELA ABRE DE NOVO , O QUE DEVO FAZER ? OBIGADO DESDE JÁ ,.

Deixe seu comentário