10 programas gratuitos para recuperação de dados

domingo, 15 de novembro de 2009 visualizações: 29.022

Excluir, apagar, deletar… Sinônimos utilizados no meio tecnológico para referenciar a mesma ação: eliminar determinados arquivos do computador. Comumente utilizada com o propósito de realizar uma limpeza no sistema de arquivos, tal medida pode muitas vezes gerar situações catastróficas, principalmente quando a exclusão de dados for permanente.

Com o advento de sistemas operacionais gráficos, surgiu a popular “lixeira”, que nada mais é do que uma pasta onde os arquivos apagados permanecem até o momento em que o usuário desejar esvaziá-la (exclusão permanente). Apesar de ser uma alternativa que evita em muito a eliminação acidental de dados, há situações que a lixeira simplesmente não é utilizada no ambiente Windows, como é o caso de exclusões em mídias removíveis (pen drives e disquetes, por exemplo). A utilização da tecla de atalho “Shift+Del” também se apresenta delicada, visto que tal combinação simplesmente ignora a lixeira.

Conforme apresentei há algum tempo no artigo Como recuperar arquivos excluídos acidentalmente, quando um arquivo é apagado, na realidade somente sua referência é eliminada; sendo assim, o sistema operacional entende que o espaço pode ser reescrito após a ação realizada. Na mesma publicação, após abordar a teoria que envolve a exclusão de dados, apresentei o software Recuva, uma alternativa poderosíssima e totalmente gratuita para recuperar arquivos que foram apagados acidentalmente.

Hoje irei oferecer aqui uma lista com 10 softwares gratuitos que objetivam a recuperação de arquivos excluídos em um computador. Devido às peculiaridades que cada programa oferece, há situações em que um pode se apresentar mais eficaz a outro. Longe de ser uma desvantagem, as diferenças existentes entre os algoritmos utilizados por cada um dos softwares proporcionam abordagens distintas, o que, obviamente, oferece um leque de possibilidades ao usuário.

PC Inspector File Recoveryhttp://www.pcinspector.de

PC Inspector File Recovery

PC Inspector File Recovery

Free Undeletehttp://www.officerecovery.com

Free Undelete

Free Undelete

Glary Undeletehttp://www.glarysoft.com/gun.html

Glary Undelete

Glary Undelete

eDATA Unerase Personal Editionhttp://www.octanesoft.com/data_recovery_free_edition.html

eDATA Unerase Personal Edition

eDATA Unerase Personal Edition

Tokiwa Data Recoveryhttp://tokiwa.qee.jp/EN/dr.html

Tokiwa Data Recovery

Tokiwa Data Recovery

SoftPerfect File Recoveryhttp://www.softperfect.com/products/filerecovery

SoftPerfect File Recovery

SoftPerfect File Recovery

Pandora Recoveryhttp://www.pandorarecovery.com

Pandora Recovery

Pandora Recovery

EASEUS Deleted File Recoveryhttp://www.easeus-deletedrecovery.com

EASEUS Deleted File Recovery

EASEUS Deleted File Recovery

ADRC’s Free Data Recovery Toolhttp://www.adrc.com/software/data_recovery_tools

ADRC's Free Data Recovery Tool

ADRC's Free Data Recovery Tool

Recuvahttp://www.recuva.com

recuva5

Conhece mais algum software que deveria constar nesta lista? Deixe sua indicação na seção de comentários!

Roberto Tadeu Fauri

Veja também:

Tags: , , , , , ,

4 resposta para “10 programas gratuitos para recuperação de dados”

  1. domelhor.net disse:

    10 programas gratuitos para recuperao de dados…

    Conhea 10 softwares freewares que podem lhe auxiliar a restaurar arquivos excludos acidentalmente, algo que imaginava no ser mais possvel….

  2. 10 programas gratuitos para recuperação de dados…

    Conheça 10 softwares freewares que podem lhe auxiliar a restaurar arquivos excluídos acidentalmente, algo que imaginava não ser mais possível….

  3. Ricardo disse:

    Já conhecia o SoftPerfect File Recovery, até postei no blog :-)

    Mas o grande o problema, desses softwares de recuperação de arquivos deletados, é o usuário evitar ao máximo não deletar um arquivo imporante :-)

    Pois é, a maioria desses softwares não obtem grande exatidão na hora de recuperar seus arquivos. Como por exemplo: arquivos de imagens (jpg,png,…) dificilmente reuperam! :-(

    Mas com certeza, vale a pena usar, pois uma vez eu deletei (por descuido) um arquivo txt, com um conteudo super importante, e usando o SoftPerfect File Recovery eu consegui recuperar, com 100% de extidão, o conteudo dele! \o/

    Então, esses softwares são muito utei; mas não recuperam todos os arquivos (que pena)!

    PS.: Mas claro, softwares pagos conseguem recuperar quase 100% de todo o conteudo perdido. Dependendo da importanca do arquivo, vale a pena pagar por um ;-)

    Abcs

    Ricardo Costa
    Computação em Ação

  4. Grande Ricardo, tudo bom?

    Em relação ao que mencionou, sobre uma recuperação perfeita, alguns pontos são importantes de salientar:

    - A restauração de dados dependerá exclusivamente da integridade que o conteúdo ainda possui. Isso significa que, quaisquer dados gravados no meio físico após a exclusão poderão sobrepor, em algum momento, parte do conteúdo do arquivo excluído. Tal fato acontece porque o sistema somente reconhece a existência de dados mediante um ponteiro que o referencia. Como somente as referências são apagadas na exclusão de arquivos, torna-se possível a recuperação posterior, contanto que nenhuma gravação ocorra posteriormente no local.

    - Cada software possui seu próprio algoritmo, e alguns podem se mostrar mais eficazes em determinadas situações, como é o caso de arquivos de imagens, conforme você mencionou. Já utilizei o Recuva no artigo anterior que escrevi sobre recuperação de dados, e ele recuperou arquivos de imagens perfeitamente. Claro que tomei o cuidado em não sobrescrever nenhum outro dado sobre o local (no caso, o pen drive) onde posteriormente requisitaria uma restauração.

    Trabalhei na área de assistência técnica durante alguns anos, e posso lhe afirmar que, independente do software ser pago ou não, os pontos cruciais são os métodos empregados pelos programas (algoritmos) e cuidados por parte do usuário e do profissional de informática. Na época também utilizei o software comercial GetDataBack (pago), e já presenciei casos em que o mesmo não se mostrou tão eficaz quanto algumas ferramentas gratuitas.

    Forte abraço, e obrigado novamente por participar avidamente do Dinx!

Deixe seu comentário